top of page

Se devolver para si…

Atualizado: 6 de set. de 2021

Há um tempo atrás, estava no carro com o rádio ligado, pelo que me recordo estava sintonizado na CBN ou BandNews, eu, no trânsito, ponderava sobre como as pessoas são tão duras consigo mesmas e nem percebem quando precisam de ajuda. De repente, minha atenção se volta para o rádio, então escuto um relato de uma pessoa que disse: "Eu não percebi que precisava de ajuda, que eu estava doente, eu tinha preconceito contra psiquiatra, remédio, psicoterapia". Continuei prestando atenção, estava escutando atentamente.


No rádio, a pessoa falava sobre "Burnout" ou Síndrome do Esgotamento Profissional, que é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico, que costuma ocorrer em ambientes de trabalho desgastantes. Então, ela contava a sua história sobre ficar doente e nem perceber. A pessoa só se deu conta, quando o corpo demonstrou sinais que pareciam com um infarto aos 21 anos e em outro momento parecia ter um AVC, pois estava paralisada, não conseguia sair da cama, segundo seu relato. Nesse momento, voltei ao que ponderava e pensei: realmente é muito difícil tirar o nariz para fora da água e respirar, notar que precisamos de ajuda, buscarmos a ajuda e aceitarmos a ajuda.


Compreendo que muitas vezes, não queremos ajuda, não podemos nos abrir, não temos com quem conversar, temos medo do julgamento, receio de achar que a loucura está instalada, afinal, ir ao psiquiatra e/ou psicólogo, ainda é visto com estigma e estereótipo em nossa sociedade, mas se faz necessário se escutar, ou escutar uma voz amiga, conhecida, que diga “você precisa de ajuda” e se permitir ser ajudada.

Acredite! Você pode enfrentar suas questões, suas angústias, em um lugar menos solitário, com acolhimento, com significado e tendo a chance de ressignificar sua história, com perspectivas, com estratégia, com compaixão, cicatrizando sua ferida…você pode se conhecer, se reconhecer, se lapidar, se devolver para si, repito, se devolver para si!


Se precisar estou aqui, conte comigo, você não precisa passar por isso de forma solitária.


Karina dos Santos Perri

Psicóloga - CRP: 06/170784


 
 
 

Posts Relacionados

Ver tudo
Dar sentido à vida

Você dá sentido à sua vida — agindo, sentindo, escolhendo. No palco da existência, ninguém nasce com um roteiro pronto. A vida convida:...

 
 
 

1 comentário


Terappia
Terappia
06 de set. de 2021

Excelente artigo Karina!!!! Seria ótimo se todas as pessoas pudessem ler o que escreveu e internalizassem a importância de procurar ajuda.

Curtir
bottom of page