Violência psicológica: você sabe identificar?
- Fernanda Toledo
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Muito se fala hoje em dia sobre relacionamentos tóxicos e violência doméstica. Mas você sabia que a violência psicológica é uma forma sutil e complexa de violência, que acaba dificultando, inclusive o término de relacionamentos que já não estão saudáveis?
Gritos, xingamentos, ameaças, ridicularização e chantagem são algumas formas de violência psicológica que prejudicam a autoestima e a capacidade de decisão da vítima, além da dependência financeira e isolamente social, muito comuns em relacionamentos com nuances de violência.
O respeito à individualidade e privacidade da/do parceira/o são essenciais para ter um relacionamento saudável em que os envolvidos tenham seu espaço de expressão e desenvolvimento pessoal preservados. Um relacionamento saudável é aquele em que há respeito, admiração e apoio mútuos. Se você se sente ignorada/o, julgada/o, confusa/o ou ameaçada/o na maior parte do tempo, é necessário observar o que está acontecendo e, se for possível e da vontade de ambos, modificar acordos, alinhar expectativas e buscar ajuda psicológica.
Se você se sente perdida/ e confusa/o sobre seus relacionamentos, não exite em buscar ajuda profissional.
Comments