"O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi definido no IV Encontro Internacional Mulher e Saúde, ocorrido em 1984, na Holanda, ocasião em que a morte materna apareceu com toda a sua magnitude. O principal objetivo é voltar o olhar para essas demandas e conscientizar a sociedade sobre diversos problemas de saúde comuns na vida das mulheres, como câncer de mama, endometriose, câncer no colo do útero, fibromialgia, depressão, obesidade e várias outras que merecem atenção e cuidado.
Em relação, podemos ter diante de pesquisas um forte indicador de mortalidade materna diante dos fatores socioeconômicos da população. No entanto, existem intervenções que, diante de estudos, podem evitar tais situações e agravos, entre elas o acompanhamento e atenção pré-natal e puerperal, que contribui para o bem-estar materno e fetal.
Mulheres, mães e futuras mães: não esqueçam de vocês. É direito de vocês ter acesso a esses cuidados, esse apoio e intervenções necessárias. Ter saúde não é só estar livre de doenças. Saúde é viver de forma saudável, ter saúde mental, ter qualidade de vida. É seu direito!
Todos juntos nesse dia por vocês, por nós, por todas as mulheres maravilhosas!
Heloísa Ardengue
🎓 Psicóloga CRP 06/180219
Contato: (17) 99647-6882
Instagram: psico_heloisaardengue
Link do perfil: heloísa-laura-ardengue
Comentarios