Estudos mostram que sim, há relação entre a Hipertensão Arterial e a ansiedade. Porém, a elevação da pressão arterial relacionada à ansiedade tem um gatilho oriundo de abalo emocional.
A chamada pressão alta emocional e por ansiedade pode vir associada a a palpitações, inquietação ou sudorese nas mãos, e hiperventilação (respiração rápida).
A pressão alta emocional é o estresse constante causado pela dificuldade de lidar com emoções intensas e situações desafiadoras. Esse estado pode gerar sintomas como ansiedade, irritabilidade e insônia, além de problemas de saúde graves, como hipertensão.
Quando não tratado, pode prejudicar tanto a saúde mental quanto física, sendo essencial buscar apoio e estratégias para lidar com essa sobrecarga emocional.
Dessa forma, a ansiedade não causa a hipertensão, porém, episódios de ansiedade podem causar picos temporários de pressão alta. ( ! ) Quando esse quadro é frequente, o corpo pode ser afetado da mesma forma que nos casos de pressão alta crônica.
Se você convive com Hipertensão Arterial, precisa manejar a ansiedade para evitar o aumento da pressão. Uma dessas formas é fazendo terapia. Conte comigo para te orientar da melhor forma.
Agende sua sessão online comigo aqui ♥
Gostou do conteúdo? Compartilhe! Dividir o conhecimento é utilidade pública.
Psicóloga Thaíse Cavalcante | CRP 12.504
Instagram: @psithaisecavalcante
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/Tha%C3%ADse-Marci%C3%A3o-Cavalcante
Comentários