A mulher em você depois que se tornou mãe
- Thaina Pinheiro
- 26 de fev.
- 2 min de leitura
Quando o bebê chega, a transformação que ocorre é profunda e muitas vezes avassaladora. O mundo gira em torno de seu filho, e você, que antes era mulher, filha, amiga, profissional, parece agora ser definida apenas por seu papel de mãe. Mas a mulher que você era antes da maternidade, ainda existe?

A resposta é sim! Ela não desapareceu, mas pode ter ficado esquecida por um tempo. A maternidade é uma mudança enorme e, muitas vezes, as mulheres se perdem nesse novo papel, esquecendo-se de cuidar de si mesmas ou de resgatar os aspectos da sua identidade que não estão diretamente relacionados à maternidade. Mas, e se te dissesse que a mulher que você era antes ainda pode florescer ao lado da mãe que você se tornou?
Quem você era antes da maternidade não precisa ser deixado para trás.
A maternidade traz um novo sentido à vida, mas não apaga o que você foi antes. O que você gostava de fazer, o que te fazia sentir viva, empoderada, alegre e segura. Isso não desaparece. Pode ser difícil encontrar tempo ou energia para voltar a ser quem você era, mas ela ainda está lá.
Existem alguns desafios para reencontrar a mulher dentro de você, por exemplo:
A sobrecarga de tarefas: O dia a dia de ser mãe exige dedicação total, mas não se esqueça de que você também tem outras necessidades.
Mudanças no corpo e na rotina: A transformação do corpo e da rotina pode fazer com que você se sinta distante de quem era antes. Mas essas mudanças são partes naturais do processo, e elas não determinam o seu valor como mulher.
Culpa: Muitas mães sentem que, ao cuidar de si, estão sendo egoístas. Mas é justamente cuidando de você que você poderá oferecer o melhor de si para seu filho.
A mulher que você foi, e a mãe que você é, podem coexistir!
Sim, você é mãe agora. Mas você também é mulher, com sonhos, vontades e necessidades que não precisam ser esquecidas. É possível encontrar o equilíbrio entre os dois papéis, e quando você permite que a mulher que você foi se manifeste novamente, você se torna mais inteira e completa como mãe.
Se permita ser mulher, porque isso vai fazer você ser uma mãe ainda melhor.
Se você está enfrentando dificuldades emocionais durante a maternidade, considere procurar o apoio de um profissional de saúde mental. Como psicóloga obstétrica, estou aqui para ajudar e apoiar você nessa jornada. Entre em contato para agendarmos uma consulta e conversarmos sobre como posso ajudar você a atravessar essa fase desafiadora.
Beijinhos da sua psi obstétrica,
Thainá Pinheiro - CRP 05/71767
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/thaina-lima-pinheiro
Comments