Quando se trata do campo dos pensamentos e sentimentos, é natural que com frequência não saibamos muito bem o que é certo ou errado. O mecanismo da comparação não é tão fácil de ser utilizado, afinal de contas, não conseguimos ver os sentimentos dos outros nem sequer os pensamentos que o outro está tendo. Seria mais simples para termos uma percepção mais segura dos nossos sentimentos e pensamentos se tivéssemos a certeza que os outros podem se sentir de forma igual ou semelhante a nós, mas esse é um campo onde isso não se faz possível e a tentativa de ler os sentimentos ou pensamentos dos outros nada mais é do que uma distorção chamada de leitura mental.
Por conta disso, resolvi trazer alguns mitos sobre as emoções que podem te auxiliar nesse processo de entendimento de si.
1) SE EU SENTIR EMOÇÕES COMO A RAIVA OU A INVEJA, É PORQUE EU SOU UMA MÁ PESSOA.
Todas as emoções têm a sua importância, então a raiva e a inveja estão dentro do conjunto de emoções NORMAIS, IMPORTANTES e MOTIVADORAS. Quando você sente a raiva ela pode estar indicando que você pode estar sendo injustiçado e te preparando para defender seus direitos de forma assertiva, bem como a inveja te mostrando algo que você não tem, mas que nos teus valores, você pode prezar por um dia conquistar.
2) SE OS OUTROS NÃO APROVAREM MEUS SENTIMENTOS, EU NÃO DEVERIA ME SENTIR COMO ME SINTO.
Todos nós temos direito de nos sentir como nos sentimos, independente do que os outros pensam ou acham sobre.
3) MOSTRAR AOS OUTROS QUE ESTOU ME SENTINDO MAL VAI MOSTRAR FRAQUEZA.
Na realidade, vai mostrar que você é maduro e que valoriza um diálogo aberto sobre o como você se sente. É uma maneira saudável de comunicação.
4) AS PESSOAS IMPORTANTES PARA MIM DEVERIAM SABER O COMO EU ME SINTO.
A mentira destruidora de relacionamentos saudáveis. Se você não se expressar, dificilmente as pessoas vão ter a certeza de como você se sente em relação a determinada situação, assunto ou tópico. Do mesmo modo que você não consegue ler e ter certezas absolutistas sobre o que o outro pensa e sente, o outro também precisa ser informado sobre isso.
5) SER EMOTIVO É ESTAR FORA DE CONTROLE.
Ser emotivo apenas significa que você é um ser humano normal.
6) EU DEVO SEMPRE SEGUIR AS MINHAS EMOÇÕES.
Calma, coração! As emoções têm a sua importância assim como a nossa racionalidade, é sempre muito importante lembrar sobre isso. As duas em conjunto funcionam maravilhosamente bem, separas pode ser, sim, que tenhamos comportamentos disfuncionais por 1) não atender as nossas necessidades; 2) não olhar para os outros; 3) trazer inúmeros prejuízos.
A emoção é válida, mas o comportamento que fizer a partir dela pode, sim, ser totalmente de sua responsabilidade quando não muito bem avaliado.
Erick França Canêdo
CRP 04/68413
#psicologia #mitossobreasemoções #emoções #sentimentos #leituramental #psicologo #terapiacognitivocomportamental
Commentaires