top of page

Ansiedade na infância

Nicole Cristine Gonçalves da Rocha

Psicóloga infantil CRP 06/208467

Agende sua consulta 11 988537341



Os transtornos de ansiedade afetam uma a cada dez crianças e adolescentes, geralmente está associada a depressão.

A ansiedade abrange a emoção, comportamento, pensamento



e corpo, os fatores predominantes são: medo de falhar, medo do desconhecido, medo de ser machucado ou de pequenos animais, medo de perigos ou de mortes e medo de doenças físicas.

Pode surgir a partir de influências genéticas, temperamento, educação dos pais, psicopatologia dos pais, fatores cognitivos e experiências de condicionamento.


Transtorno de ansiedade de separação (TAS):

É persistente e excessiva referente a separação de casa ou de pessoas próximas, é resultado da preocupação em perder ou ocorrer danos aquela figura de afeição

Sintomas: preocupação irreal quanto a ocorrência de possíveis danos a criança ou ao familiar

Relutância e, ou recusa de ir à escola ou dormir sozinha

Pesadelos repetitivos sobre separação

Sintomas somáticos frequentes (náuseas, dor de estômago, dor de cabeça ou vômitos), sofrimento excessivo, choro, ataques de raiva, tristeza, apatia ou retraimento social.


Transtorno de ansiedade fóbico:

É comum que crianças sintam medo de ameaças ativas e imaginárias, entretanto, as crianças fobicas demonstram temor persistente de objetos ou lugares, o que causa grande angústia, podendo incluir choro, ataques de raiva, imobilidade e comportamento aderente.


Fobia social/ transtorno de ansiedade social:

Pode ter início antes dos seis anos, mas tem maior prevalência na adolescência, é caracterizado por um medo intenso que gera esquiva de estranhos. É um medo generalizado da avaliação do outro nos contextos sociais, medo do julgamento, embaraço.


Ataques de pânico:

São sintomas agudos da ansiedade e ocorrem inesperadamente. Os sinais são intensos, com sintomas fisiológicos rápidos de ansiedade acompanhados de um temor secundário de morrer, perder o controle ou ficar louco. Ocorrem em momentos que não existe um perigo objetivo. Os sintomas físicos incluem: palpitação, sudorese, tremores, falta de ar e asfixia, dor torácica, ondas de calor, náusea e tontura, além de sentimentos de desrealização ou despersonalização.


Transtorno de ansiedade generalizada (TAG):

Preocupação excessiva e incontrolável em relação a eventos futuros ou passados acompanhados por sintomas de excitação. É disfuncional pois pode afetar tarefas da vida diária.

Pode haver tensões motoras, inquietação, nervosismo, tremor, tontura, sudorese, taquicardia, boca seca, dor de cabeça e no estômago, irritabilidade, agitação, fadiga, dificuldade para se concentrar, tensão muscular e distúrbio do sonho.


STALLARD, Paul. Ansiedade: terapia cognitivo-comportamental para crianças e jovens. Porto Alegre: Artmed, 2010


Petersen… [et al.]. Terapias cognitivo-comportamentais para crianças e adolescentes. Porto Alegre: Artmed, 2011

13 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page