top of page
Foto do escritorUstane Moreira

Autoconsciência é um compromisso com a saúde física e mental

Atualizado: 25 de nov. de 2023

O que podemos fazer para superar os padrões autodestrutivos que estão dentro de nós?

Autoconsciência e autoconhecimento
Autoconsciência

Os padrões autodestrutivos correspondem àqueles comportamentos que levam uma pessoa a sabotar a si mesma.


São exemplos de comportamentos autodestrutivos aqueles relacionados a memórias de eventos passados que não foram processados e, por este motivo, passaram a causar sofrimentos sem que a pessoa se desse conta de que poderiam estar relacionados a eles.


Por não terem sido processados de forma adequada na época em que ocorreram, com o passar do tempo, podem afetar o corpo, a mente e as emoções, de tal maneira, que a pessoa pode se tornar refém de si mesma, impedindo-a de progredir em diversos setores ao longo de sua vida.


E por que isso acontece?


As experiências aprendidas e vivenciadas pelo indivíduo, em algum momento de sua vida, são armazenadas em sua mente e podem levá-lo a interpretar o mundo a sua volta e a orientá-lo quanto à maneira como ele se sentirá diante de algumas situações atuais. Aqueles momentos vividos no passado podem fazer com que ele reaja, de forma positiva ou negativa, a um acontecimento recente. Ou seja, a partir das experiências vividas e experenciadas, o sujeito armazena os eventos em forma de memórias que podem afetar, consciente ou inconscientemente, as suas emoções, sensações físicas e crenças quando diante de uma situação recente.


A autoconsciência e o compromisso com a saúde mental e física são determinantes para indicar o nível de felicidade e de estresse no dia a dia. Partindo-se do pressuposto de que os indivíduos são influenciados pela cultura e sociedade na qual estão inseridos e, que as escolhas que fazem têm consequências importantes sobre ele e para as pessoas que estão a sua volta, é possível que o autoconhecimento o leve a tomar decisões mais acertadas ao longo de sua vida.


O ser humano tem a capacidade de escolher o caminho que deseja seguir e, portanto, é capaz de transformar a sua dor em algo útil para si e para o outro.


O autoconhecimento ou a autoconsciência é o maior desafio que uma pessoa pode enfrentar e enfrenta todos os dias. Mas é, também, a oportunidade que tem para compreender o porquê de uma dada ação impactar, de forma positiva ou negativa, no seu bem-estar pessoal e social.


Faz parte da condição humana se esforçar para ser quem gostaria de ser e, também, não conseguir ajustar suas expectativas ao ambiente em que está inserido. Saber se questionar e buscar pelas respostas adequadas às suas questões tem como objetivo compreender melhor a situação que está vivendo e experenciando.


Mas, descobrir o que causa dor e sofrimento é a solução para superar os problemas que vivemos? É possível superá-los?


Sim! Sim!


É possível superar!


Ocorre que, na maioria das vezes, a dor que perturba uma pessoa, seja de forma consciente ou não, se não for cuidada, pode fazer com que ela seja cruel, crítica e abusiva com consigo mesma ou com outra pessoa.


Saber se questionar para encontrar as respostas que visem esclarecer o porquê dos problemas é um primeiro passo a ser dado na busca do autoconhecimento e autoconsciência. Você pode começar com perguntas como: quando foi que comecei a agir dessa maneira? O que posso fazer para não ser mais assim? O que ganho agindo dessa forma? Será que as minhas ações estão sendo influenciadas por outra pessoa ou contexto, ou será que, pessoalmente, fui impactada por esse tipo de ação em algum momento da minha vida?


A depender do contexto, pode ser que seja mais prudente obter as respostas em um local onde se sinta protegida e amparada por um profissional da saúde que esteja preparado para ajudá-la, a partir de técnicas específicas e individualizadas, a processar suas descobertas. Por isso, não tenha receio em procurar por um se si sentir desamparada.


Buscar por ajuda para encontrar respostas às suas questões, o auxiliará na compreensão do porquê agir da maneira que age, e então, escolher se deseja ou não que uma mudança ocorra em sua vida. Os problemas podem ser superados, mesmo que não sejam esquecidos. Ser capaz de identificar as respostas e os eventos a elas associados e processá-las adequadamente, poderá auxiliá-lo a ficar alerta quanto aos comportamentos que podem estar contribuindo para alimentar os sentimentos de dor pelos quais esteja passando e ou impedindo de seguir em frente.


Se uma pessoa tem como objetivo fazer escolhas acertadas para si mesma e para aqueles com os quais convive, presume-se que o ideal seja que busque entender o que a faz ser como é, o que o faz se comportar de determinada maneira.


Busque sempre que possível se informar.


A psicoeducação deve fazer parte da vida de qualquer um. Procure sempre pelo auxílio de um profissional da saúde. Busque se conhecer para que saiba escolher o que é ideal para você.


E lembre-se sempre de cuidar não somente do corpo, mas também de sua mente. Aliada à prática atividades físicas regulares, alimentação equilibrada e uma boa noite de sono, a mente se beneficia e as sensações de bem-estar se tornam mais frequentes.


Ustane Moreira

Psicóloga: CRP 04/14.823

Instagram: @terapiaarteesaude

Meu link no Terapia, Arte e Saúde: https://terapiaarteesaude.com//profile/ustane



6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page