Crise existencial é um momento no qual o ser humano questiona os próprios fundamentos de sua vida: se esta vida possui algum sentido, propósito, ou valor.
Uma crise existencial pode tanto resultar de, como ser confundida com, ou ocorrer junto com:
⭕️Depressão; ⭕️Privação de sono; ⭕️Isolamento prolongado; ⭕️Insatisfação com a própria vida; ⭕️Grande trauma psicológico; ⭕️O sentimento de estar sozinho e isolado no mundo; ⭕️Uma nova compreensão ou apreciação da própria existência, talvez após o diagnóstico de um importante problema de saúde, tal como uma doença terminal; ⭕️Crença de que a vida não possui um propósito ou sentido; ⭕️Procura pelo sentido da vida; ⭕️Difusão do sentido da realidade, ou de como o mundo é; ⭕️Uma experiência extremamente agradável ou dolorosa; ⭕️Perceber que o Universo é mais complexo, misterioso, maior e além do conhecimento humano.
Uma crise existencial é frequentemente provocada por um evento importante na vida de uma pessoa — trauma psicológico, casamento, divórcio, grande perda, a morte de um amado, uma experiência entre a vida e a morte, um novo parceiro amoroso, uso de droga psicoativa, filhos adultos saindo de casa, atingindo uma idade pessoalmente importante (completando 18 anos, completando 40 anos etc.) etc. Geralmente, leva a de introspecção, a análise e percepção da própria existência, revelando, assim, a repressão psicológica de tal consciência.
Raquel Kocinas
Psicóloga CRP: 06/173676
Contato: (11) 99635-8276
Instagram: @psi.raquelkocinas
Link do Terappeuta: raquel-peres-kocinas
#criseexistencial #depressão #recomeçar #ansiedades #trauma #crise #psicologo #ansiedadegeneralizada #crisedeansiedade #crisedepanico #triste #depressao #naoaosuicidio #psicologia #estarbem #felicidade #bemestar #experiencia #curar #terappia #terappiaonline
Comments