Estamos rodeados por aquelas pessoas que possuem características agressivas, passivas ou passivas-agressivas. Essas pessoas estão presentes no trabalho, nas salas de aula, na família, em filas de supermercado ou na nossa própria casa.
O agressivo é aquela pessoa rude, que não considera a necessidade dos outros e procura estar sempre no controle.
O passivo é aquela pessoa que é considerada mais tímida - ou até submissa -, e não gosta de expor sua opinião por medo.
O passivo-agressivo tem aquele domínio de disfarçar a sua agressividade com brincadeira, ironias e sarcasmos.
Mas existe uma habilidade social que muitos ignoram - ou não sabem da sua existência -, e é um grande passo para adquirir maturidade, principalmente no meio social: a assertividade.
A assertividade é a capacidade de ser fiel a si mesmo.
Uma pessoa assertiva faz o que considera importante independentemente se os outros estão ou não de acordo. Ou seja, o assertivo tem uma segurança emocional que os outros não conseguem ter.
É alguém que impõe limites em um relacionamento, sabe expressar as emoções negativas, consegue dizer algo que o incomodou, e -talvez o mais importante - sabe dizer "não", de maneira educada, vencendo o impulso de responder de forma rude, e o medo de chatear ou ser rejeitado pelo outro.
Uma pessoa madura vive e expressa suas emoções de uma forma que não determinem os seus comportamentos [impulsivos], ou dificulte a convivência social.
_______________________________________________
Maria Caroline Maia Brasil Pinheiro Psicóloga Clínica | CRP: 17/6951
Contato: (84) 99601-0304
Instagram: @carolinemaiabrasil
Meu link no Terappia: /maria-caroline-maia-brasil-pinheiro
#amigos #atendimentoonline #terapiaonline #depressao #ansiedade #tdah #medo #timidez #pensamentos #tcc #terapiacognitivocomportamental #julgamentos #falarempublico #trabalho #rotina #cotidiano #pensamentosnegativos #pensamentosdisfuncionais #julgamento #respeito #amor #psicologia #empatia #terappia #terappiaonline #blogdoterappeuta
Comentarios