A psicoterapia é um processo onde os conteúdos trazidos pelo paciente são expressos por ele de várias maneiras, pode ser somente pelo falar, pelo silêncio durante a sessão, sentimentos de tristeza, alegrias, pensamentos e emoções, tudo ao mesmo tempo, dentro destes 40 / 50 minutos que é o tempo de uma sessão.
Mas, e quando esse tempo acaba? O que acontece?
Por mais que possa parecer um jargão (e é), o processo terapêutico começa exatamente quando a sessão termina. É a partir da saída do consultório, ou do término da sessão no ambiente on line, que o paciente terá a oportunidade de “pôr em prática” o que foi dito durante a sessão de terapia.
Nem sempre essa “prática” significa fazer algo, mas, implica em pensar, avaliar, entender e questionar ações e pensamentos que podem estar sendo disfuncionais e dificultando a resolução de situações da vida do paciente.
Pensar sobre o que foi falado durante a sessão, sobre os pensamentos e sentimentos que surgiram é a porta de saída não só da terapia futuramente, mas, para entender as angústias e os desconfortos que possam impedir uma saúde mental mais saudável.
Cesar de Almeida Braga - CRP 06/54.552
Meu Instagram: @cesarbraga.psi
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/cesar-de-almeida-braga
Comments