top of page
Foto do escritorJessika Galvao

Evite o estresse das multitarefas: aprenda a priorizar.

Atualizado: 12 de jun. de 2023



O mundo atual nos obrigou a desenvolver a capacidade de sermos "multitarefas", o significa fazer múltiplas atividades simultaneamente. Queremos fazer muitas coisas ao longo do dia e muitas vezes, as 24 horas do dia parecem não ser suficientes para realizarmos tantas tarefas que tentamos fazer.


Temos que trabalhar, cuidar de casa, nos cuidar, estudar, fazer exercícios físicos e ainda ficar bonita, porque a estética conta muito nas condições "básicas" para muitas pessoas. Isso tudo causa um desgaste e um cansaço muito grande, pois queremos abraçar o mundo e quando percebemos que não conseguimos dar conta de todas essas demandas, adoecemos.


Toda essa situação causa ansiedade, que é um estado mental que acomete a maior parte da população, causando muitos pensamentos negativos e destrutivos. Precisamos aprender a controlar tudo isso, pois tais pensamentos desencadeiam comportamentos negativos também. Situações estressantes vão causar pensamentos disfuncionais que causam uma sensação de ansiedade e nos fazem comportar de modo a não conseguirmos realizar as tarefas cotidianas. Quando estamos multiatarefados, não sabemos nem por onde começar, não é mesmo?


Precisamos colocar no papel o que é mais importante realizarmos no momento. Temos muitos afazeres, mas não vamos conseguir concluir todos ao mesmo tempo, por esse motivo é importante e necessário priorizar determinadas tarefas que consideramos urgentes. Depois que fizer as tarefas urgentes, prossiga para as que são importantes.


Posso delegar o que é urgente mas que não seja importante realizar naquele momento. As tarefas que não são urgentes e nem importantes podem ser eliminadas. Esse é o pulo do gato para decidirmos qual tarefa devemos fazer primeiro e quais deixar para um outro momento. Agindo dessa forma, nossos níveis de estresse tendem a diminuir, diminuindo também sua ansiedade.


Lembre-se, cada tarefa tem seu devido tempo para ser cumprida, e não adianta apressar-se. Também precisamos praticar a paciência e fazer a nossa parte agindo com calma, e assim tudo se encaixará em seu devido lugar.


Jessika Silva Galvão

Psicóloga CRP 09/12341

Contato;(62) 98631-2292

Meu link no Terappia: jessika-silva-galvao


22 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page