top of page

MANIAS, CRENÇAS, RITUAIS, SUPERTIÇÕES E OBSESSÕES

Foto do escritor: Alexandre FigueiredoAlexandre Figueiredo

Estamos falando aqui de manias, onde todos temos, ja que algumas são cconsideradas normais, e desde criança este comportamento acontece, com o chupar o dedo, mecher no cabelo, roer unha, cacoetes, fungar o tempo todo e outros. Temos que levar em consideração até onde é algo normal que com o tempo desaparece ou se é algo grave, tendo que buscar ajuda clínica. Junto a mania encontramos a ansiedade, algum transtorno e compulsões que apresentam conjuntamente vários sintomas como balançar os pés, mania de organizar coisas, mania de limpeza, mania de guardar dinheiro, mania de dieta, mania de comer e outros.

Algumas patologias apresentam os sintomas que descrevemos acima, o Transtorno Obcessivo Complusivo, Transtorno Afetivo Bipolar, Transtorno Psicótico, trazem a mania associada a doença que está atuando. Preocupação com estar limpo ou contaminado, mania de arrumação de objetos, verificar várias vezes se fechou o gás ou se fechou a casa para sair, são sintomas no TOC, mania de grandeza, agitação, delírio, mania de perseguição, são sintomas de TAB, euforia, gesticulação exagerada, discurso repetitivo, delírios são sintomas nos psicóticos. A mania é assunto longo na ciência, e tem vários diagnósticos, para cada mania, como exemplo a hipocondria, a cleptomania, a megalomania e vários outros.

Em poucas palavras do que foi dito aqui, já podemos entender o grau de complexidade sobre as manias, pois existe sofrimento físico e psicológigo em cada um dos casas e devem ser tratados pela medicina com medicamentos específicos , por exemplo o lítio, e na terapia, com um psicólogo, ajudando a melhorar a qualidade de vida em todas as esferas, social, familiar e no trabalho, Existem pessoas que paralizam suas atividades por causa das manias, não conseguem sair de casa, não consegue dirigir, tomam banhos várias vezes ao dia, os objetos tem que estar arrumados, algumas vezes com simetria. A reflexão aqui é nos investigar o quanto somos maníacos, já que existem as chamadas manias normais e as anormais.



10 visualizações1 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

1 Kommentar


Alexandre Figueiredo
Alexandre Figueiredo
há uma hora

Obrigado pela visita.

Gefällt mir
bottom of page