top of page

Meu recado de amor para meus clientes potenciais!

Não venha esperando um diagnóstico rápido, seria irresponsabilidade de minha parte sair falando de algum transtorno sem ter explorado todas as possibilidades.




Se você estiver muito ruim vou incentivá-lo a procurar um psiquiatra por questões orgânicas que a psicoterapia não alcança.

Mas se estiver ok e antes de qualquer possível diagnóstico vou conversar e saber há quanto tempo você fez um check-up e se for uma data distante vou te pedir um para que possamos saber como estão seus números (vitamina B12, D, sua pressão arterial, glicose, etc.) que podem estar faltando ou baixos e podem, organicamente, estar alterando a saúde.

Não me peça para te ensinar a se livrar da ansiedade. Te digo que, além de saber as estratégias de respiração, vou te ensinar que a ansiedade faz parte e sempre vai fazer. Muitas coisas importantes em sua vida vão te deixar ansiosos e temos que avaliar quando é hora de enganar o cérebro com estratégias para mudar o pensamento ou quando é hora de dar espaço para ansiedade chegar e sair como uma visita. A Act trabalha com a aceitação da ansiedade e não um livramento dela.

Eu vou fazer um contrato e vou falar as regras da sessão. Vou te respeitar, assim como vou esperar esse respeito de sua parte, e como prêmio, vez que outra vou ser flexível com a marcação da sessão se precisares ir a um aniversário. 

Eu vou te perguntar o que é valoroso para ti e juntos vamos fazer um plano para caminhar para esse lugar.

Eu vou te perguntar, ao final da sessão, o que você achou e, se precisar, vou melhorar o que precisa para que a sessão seja focada no que você deseja trabalhar. Precisamos convidar a diversão para estar presente. Vai aprender a nomear suas emoções difíceis e porque não, juntas, nos divertir aqui. O equilíbrio deve ser ensinado e aprendido o tempo todo.

Eu vou ser carrasca, maternal, palhaça e séria pois você trará muitas questões que farão eu ser profissional, mas não vou isolar meu lado pessoal.

Eu não te salvarei de nada, nem te curarei. Você vai através de suas narrativas, de apoio e de técnicas ir melhorando (se assim você se abrir para que aconteça).

Eu vou ser a maior apoiadora de seus sonhos. Vou estar aplaudindo quando você estiver feliz comemorando suas conquistas genuínas.


Raquel B. Bertoletti

Psicóloga Clínica

CRP 15-7513




 
 
 

Commenti


bottom of page