Um papo sobre a tristeza na gestação.
Será que é normal se sentir triste na gravidez?
Vendem que ao descobrir uma gravidez você tem que estar muito feliz e realizada. Afinal, filho é benção né?
Mas e quando, ao invés de sentir essa alegria, o que vem é uma tristeza profunda? A tristeza na gestação é mais comum do que imaginamos, e não significa que você seja menos mãe ou que não ame seu bebê.
Muitos esquecem que a gravidez, além de um processo físico, é também uma montanha-russa emocional. E quando as emoções fogem ao esperado, é natural que você se sinta confusa, até mesmo culpada. Mas entenda: A pressão para ser feliz o tempo todo não leva em conta as mudanças hormonais, os medos e as incertezas que surgem.
A tristeza durante a gestação pode ser causada por muitos fatores: mudanças hormonais, expectativas não correspondidas, preocupações sobre o futuro. E, nesse turbilhão, você pode sentir que não está dando conta. Mas você está! Você está fazendo o melhor que pode em um momento tão transformador e desafiador.
Ser mãe começa muito antes do nascimento, e o autocuidado faz parte desse processo. Dar voz à sua tristeza é um ato de amor consigo mesma. Você é uma mãe incrível, mesmo que os sentimentos sejam desafiadores agora.
‼️Fique atenta: Caso essa tristeza esteja tomando muito espaço na sua vida não deixe de buscar ajuda profissional.
Como tem sido para você? Já chegou a sentir culpa por isso?
Comenta aqui e vamos papear sobre isso ⬇️
Se você está enfrentando dificuldades emocionais durante a maternidade, considere procurar o apoio de um profissional de saúde mental. Como psicóloga obstétrica, estou aqui para ajudar e apoiar você nessa jornada. Entre em contato para agendarmos uma consulta e conversarmos sobre como posso ajudar você a atravessar essa fase desafiadora.
Beijinhos da psi obstétrica de vocês,
Comments