Não. Apesar de ocorrerem sentimentos bem parecidos na depressão como no luto, as características de cada um são diferentes – a tristeza no luto é decorrente da perda do ente que morreu, sentimentos de solidão, isolamento, confusão mental e até mesmo raiva podem estar inseridos dentro do contexto de luto.
Na depressão, a tristeza aparece de forma mais acentuada e intensa, de forma que o individuo depressivo não tenha nenhuma vontade de reação em relação a sua própria vida, no seu cotidiano parece difícil de realizar qualquer atividade e essa sensação é recorrente por longos período, acompanhada de uma sensação de vazio de mundo.
O enlutado consegue perceber o mundo a sua volta, apesar dos sentimentos de tristeza, consegue se reorganizar e começar a vida, o depressivo não consegue se perceber no mundo, há serias dificuldades em lidar com situações básicas como se levantar da cama, comer, tomar banho etc.
O luto é um processo, apesar de não existir um tempo para acabar, o enlutado tem a possibilidade de vivenciar os sentimentos provocados pelo luto (tristeza, culpa, raiva, solidão), além de vivenciar a dor da perda, ter a possibilidade de ressignificar os sentimentos e se reorganizar emocionalmente para a retomada da vida. A depressão requer um acompanhamento médico, uso de medicações e psicoterapia.
Cesar de Almeida Braga – Psicólogo – CRP 06/54.552
Instagram - @cesarbraga.psi
Meu perfil na terapia: https://www.terappia.com.br/psi/cesar-de-almeida-braga
Comments