A gente pode enxergar as coisas por uma perspectiva um pouquinho mais distorcida da realidade... piorando, catastrofizando, focando nos pontos negativos ou minimizando aquilo de bom, fazendo previsões sem embasamento, entre tantas outras formas.
Lidar com os nossos sentimentos pode ser um tanto quanto complicado tem horas, especialmente quando as nossas emoções provem de pensamentos que parecem que estouram em nossa cabeça feito bombas.
Estou aqui pra te dizer que com a Terapia Cognitivo Comportamental a gente busca reorganizar essa mente, para que assim os sentimentos também possam acompanhar um pouco mais a realidade.
Sentir por si só já pode ser desafiador, imagine sentir por distorções que fazemos da nossa própria realidade? Parece que forma um nó, um emaranhado de emoções desconfortáveis, com pensamentos horríveis tanto de si, dos outros e do futuro, que a gente se pega pensando que não há como lidar.
Mas há...
E por isso, o processo terapêutico é importante.
Aos pouquinhos, ele vai desatando os nós, vai fazendo com que comecemos a tomar maior conhecimento dos nossos pensamentos, confrontando-os e tendo maior clareza do que de fato é realidade e do que é ficção da nossa mente.
Aos pouquinhos começamos a entender se nossos sentimentos condizem com a realidade (mas nunca deixam de serem legítimos) e começamos, então, a adquirir maior domínio de como lidar com eles de forma mais eficaz.
Em terapia pensamos juntos, colaborativamente, para que você não somente cuide de si mesmo, mas que você também possa ir se tornando o seu próprio terapeuta para prevenir as recaídas da vida.
Em terapia estamos conectados para atingir um objetivo: te reconectar consigo mesmo, tendo maior qualidade de vida, lidando com fatos e não com a mente distorcida, cuidando e fazendo sarar as dores do coração ao aprender a lidar com as suas emoções.
Erick França Canêdo
CRP 04/68413
留言