top of page

Pedidos x Exigências: Como você os interpreta?

Atualizado: 22 de ago. de 2023


Mas era apenas um pedido...


Você já reparou que alguns dos nossos conflitos começam a partir de um único pedido? 🤷🏼‍♀️ Quem nunca passou por isso? E você sabe de uma coisa? Se esse pedido foi originalmente o ponto de partida de um conflito, é porque provavelmente não se tratava somente de um pedido.


Pode ter sido uma tentativa de manipulação ou até mesmo uma exigência. A linha que distingue isso é bastante delicada, e é por isso que nos encontramos em meio a esse conflito. Porém, a grande diferença não reside na maneira como o pedido é feito, mas sim na expectativa que sempre é criada em relação à outra pessoa.


Muitas vezes, pedidos são recebidos como ordens, carregados de uma expectativa positiva, quando a pessoa sente que será vista como má ou culpada caso não atenda à solicitação. Frequentemente, gerar tal sentimento não é a intenção da pessoa naquele momento. Contudo, você pode estar trazendo consigo bagagem emocional de experiências passadas com a mesma pessoa ou com outros sentimentos.


Um pedido, em sua essência, é uma expressão sincera de uma necessidade. Ele é uma abertura para vivências e um presente que oferecemos ao outro. O objetivo inicial é não esperar algo em troca, por isso chamamos de "presente". É uma forma de mostrar que algo é significativo para nós, dando a oportunidade ao outro de avaliar se tem as condições e/ou o interesse em nos ajudar.


Porém, se a pessoa que faz o pedido espera uma resposta específica e faz o outro se sentir encurralado, como se não houvesse alternativa senão cumprir o pedido, é mais provável que se trate de uma exigência mascarada de pedido.⁣⁣ Nesses casos, geralmente a pessoa se vê diante de duas opções:

  • Ceder ou resistir. Nenhuma das duas opções tem um efeito positivo, especialmente a longo prazo. 😉

🗣️💬 Muitos dos nossos conflitos têm início nessas situações. Cabe a nós, como psicoterapeutas, auxiliar as pessoas a entenderem melhor suas necessidades e expectativas, além de ajudá-las a se expressarem e se relacionarem de maneira mais coerente e assertiva.


Vamos refletir: você já percebeu ou passou por esse tipo de situação antes?


Jéssika Bitencourt

Psicóloga - CRP 04/72181

Contato: (31) 99665-3712


Estou torcendo por você 💛 Vamos conversar?💃🏼



  1. Como lidar com conflitos interpessoais?

  2. Diferença entre pedidos e exigências nas relações.

  3. Estratégias para comunicação assertiva em conflitos.

  4. Gerenciamento de expectativas em relacionamentos.

  5. Como expressar necessidades de forma saudável?

  6. Psicologia por trás de conflitos por pedidos.

  7. Construindo relações saudáveis através da comunicação.

  8. Resolução de conflitos através do autoconhecimento.

  9. Redefinindo padrões de exigências nas relações.

  10. Impacto emocional de pedidos disfarçados de exigências.


24 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page