top of page
Foto do escritorRaquel Kocinas

Perfeccionismo e Autoestima

O perfeccionismo consiste em ter um padrão de exigência consigo mesmo (E às vezes com os outros também), seja no trabalho, relacionamento e outros aspectos da vida, demasiadamente alto, difícil de satisfazer e manter.

Isso pode provocar várias consequências negativas: Ansiedade, insegurança, medo de nunca ficar bom o suficiente, medo de cair o padrão, problemas de relacionamento com amigos, funcionário e colegas de trabalho, raiva de si mesmo e frustração por não conseguir fazer tão bem feito quanto desejaria…

É muito comum o perfeccionista deixar de realizar muitas coisas por ter o sentimento que não vai fazer bem feito o suficiente. Quer fazer tão perfeito que acaba adiando para uma oportunidade melhor e termina não realizando. Só de pensar, acha que vai dar tanto trabalho que já desiste antes de começar.

É uma questão que está ligada também à insegurança e autoestima. É importante também dizer que outras vezes a sobrecarga vem de uma dificuldade em dizer não, que está ligado a medo de rejeição, agradar aos outros, tudo relacionado a autoestima.

Mexer nos sentimentos guardados do passado é fundamental para ter um resultado mais rápido. É preciso liberar os sentimentos guardados das críticas, das cobranças, rejeição, falta de apoio e elogio que geram ainda sentimentos de tristeza e abandono. E quando você libera esses sentimentos, a segurança aumenta e a necessidade de perfeição desaparece.


9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page