top of page
Foto do escritorTerappia

Psicoterapia não é coisa de gente louca

Você é daquelas pessoas que acredita que terapia é coisa pra “loucos”...!? Que necessitar de ajuda profissional de psicólogos e psiquiatras, que buscar psicoterapia é indicado somente para aqueles que enfrentam um trauma muito grande?


Buscar terapia, entretanto, se dá por

NECESSIDADE e/ou por OPÇÃO.


Quando buscamos psicoterapia por necessidade, sim, isso significa que estamos passando por algum momento emocionalmente difícil e complicado, um trauma. E que requer um tratamento específico que, muitas vezes, pode ser focal ou breve.


Porém, nem sempre a busca de psicoterapia se dá por esse tipo de necessidade, para tratar trauma(s). Ou seja, muitas pessoas decidem fazer terapia por opção. São pessoas que buscam o seu autoconhecimento e, com ele, amadurecimento emocional, saber lidar melhor com suas emoções e sentimentos, promover sua Inteligência Emocional. E, de quebra, ter a real possibilidade de melhorar a qualidade dos seus relacionamentos interpessoais.


Fazer terapia, não é nenhuma “fórmula mágica”, tampouco um processo infalível. No entanto, procurar um terapeuta pode trazer inúmeros benefícios em todos os setores da sua vida. Dessa forma, é necessário que os preconceitos sejam esclarecidos, e eliminados.


Porque fazer terapia: alguns bons motivos!


ü O Autoconhecimento: através da terapia, desenvolver um maior domínio e controle de suas emoções, comportamentos e atitudes. Esse processo de autoconhecimento visa identificar essas questões e, em consequência, consegue-se lidar melhor com pensamentos e impulsos que nos sabotam a vida, a felicidade, o dia a dia. Auxilia, de forma inquestionável, a reconhecer os gatilhos que causam ansiedade, estresse, depressão, as mudanças de humor, de perda de tesão pela vida.


ü A terapia com um profissional, psicólogo ou psiquiatra, oferece um alívio para a mente e para o coração, sem envolver elementos místicos ou religiosos. O vazio interior que, às vezes, leva a comportamentos agressivos e ao abuso de substâncias também pode – e deve - ser abordado e tratado na psicoterapia.


ü Amigos, familiares e pessoas próximas podem ser um apoio valioso quando enfrentamos grandes desafios emocionais em relacionamentos, como traição, desilusão ou separação – eles podem ser essa excepcional ajuda quando se tornam a nossa “rede” (‘rede de proteção’). No entanto, um terapeuta qualificado pode desempenhar um papel especializado na prevenção de impactos significativos na autoestima, confiança e segurança pessoal.


ü Às vezes, nossos medos e inseguranças não se manifestam de maneira evidente e nem sempre podemos entender completamente por que sentimos isso. A análise terapêutica nos ajuda a explorar nossos pensamentos e sentimentos internos, permitindo-nos identificar e lidar com as preocupações que podem afetar nosso bem-estar.


ü A falta de motivação: a ausência de ânimo para realizar tarefas como o trabalho, os estudos, a prática de exercícios, o lazer ou simplesmente viver a vida pode ter causas profundas que podem ser identificadas e abordadas durante sessões de psicoterapia.


ü Um terapeuta pode desempenhar um papel fundamental em ajudar alguém a sair de um estado de inatividade e solidão, fornecendo um ouvido atento e especializado para aqueles que têm dificuldade em compartilhar seus pensamentos e sentimentos, mesmo com pessoas queridas – familiares e amigos próximos.


ü Da mesma forma que um ‘personal trainer’ pode ajudar a criar um programa de exercícios para melhorar sua forma física, um psicoterapeuta pode, por meio de sessões regulares e ferramentas terapêuticas, auxiliar você a promover mudanças importantes em sua vida pessoal. Se você procurou psicoterapia, é para MUDAR.


@marioheinenpsico

7 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page