Quais são os benefícios da Psicoterapia?
- Layanne Gayofato
- 18 de jul. de 2024
- 2 min de leitura

Os benefícios são inúmeros, mas principalmente a psicoterapia traz entendimento, compreensão e acolhimento para todos os tipos de dores, frustrações, traumas, angústias, desejos, e tudo que abarca a vida de um indivíduo.
A psicoterapia atende desde demandas de traumas, até mudanças, transtornos, fobias, demandas de relacionamentos amorosos, familiares, e tudo o que gera incômodo, dor ou angústia para aquele que está sendo atendido.
Ela possibilita o autoconhecimento, uma compreensão melhor e mais clara de algumas dificuldades e traumas, objetiva auxiliar que os pacientes lidem com suas dores e problemas de uma maneira saudável, que não gere sofrimento pessoal, recuperem a saúde mental e qualidade de vida, realiza o acolhimento das diversas demandas trazidas ou descobertas em sessão (pois muitas vezes o real motivo de uma pessoa buscar a psicoterapia demora a aparecer).
Mas para conseguir isso precisa existir o desejo por parte do paciente e a vontade em ter esses temas realmente falados, precisa criar um bom vínculo entre terapeuta e paciente (que pode demorar mais ou menos para ser estabelecido), precisa ter confiança e segurança para que um psicólogo desconhecido por você naquele momento se torne o profissional de sua confiança, e possa ajudar na sua trajetória, acolher e amparar o que for trazido por você.
Além disso, a psicoterapia precisa ser um ambiente acolhedor, seguro e sem julgamentos para seus pacientes e aqueles que buscam ajuda e acolhimento, para que desse modo o indivíduo consiga se sentir confortável para abordar os temas necessários e importantes para ele.
Muitas vezes o vínculo entre paciente e terapeuta não foi bem-sucedido e como consequência algumas pessoas desistem de fazer terapia, pois entendem que não os ajudou ou até mesmo fez com que criassem algum tipo de receio ou barreira com o processo terapêutico.
Contudo, até você encontrar um psicólogo que realmente “encaixe” e combine com você pode demorar. A empatia e o vínculo às vezes não se formam com um terapeuta, mas pode se formar com outro que ajudará muito em sua trajetória de autocuidado!
Portanto, é importante que a vontade de buscar e se permitir vivenciar esse processo aconteça. Afinal, a psicoterapia é sua e você precisa se sentir à vontade e confortável nela!
É um gesto de autocuidado!
Então, permitam-se vivenciar por inteiro um processo psicoterapêutico, pois ele é para e por você.
Psicóloga Clínica
Layanne Gayofato
CRP 06/198985
Contato: (11) 94536-7927
Meu perfil no Terappia: https://www.terappia.com.br/psi/layanne-gayofato
Comments