top of page
Foto do escritorAlexandre Figueiredo

QUAL É A FACE DE UMA PERSONALIDADE ?

A PERSONALIDADE pode ser vista com várias óticas, médicas e relacionais, ELA está inseridade na psíquico de qualquer pessoa, primeiramente vamos falar um pouco da PERSONALIDADE segundo a medicina e a psicologia. Nos livros encontramos informaçõo sobre transtorno de personalidade HISTRIÔNICA, transtorno de personalidade BIPOLAR, trantorno de personalidade DEPRESSIVO, transtorno de ANSIEDADE generalizada, transtorno de personalidade BORDERLINE, transtorno de personalidade ANTI-SOCIAL, transtorno de persdonalidade NARCÍSICA e outras patologias, Todos os diagnósticos citado acima, podem ser tratados com TERAPIA e medicamentos, aqui não poderei aprofundar o assunto sobre os TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE, mas existe uma vasta biblioteca sobre o assunto.

Podemo acrescentar aqui alguns sintomas que podem se apresentar sozinho ou em pares nos TRANSTORNOS citados acima como a DEPRESSÂO, a ANSIEDADE, a COMPAIXÂO, o ESTRESSE, a PARANÓIA, a OBSESSÂO e outros. A doença mental é uma realidade universal assim como os sintomas, basta ver os livros de diagnósticos. Aqui iremos falar da PERSONALIDADE, levando em consideração a Psicologia e a Psiquiatria (OLHAR TÉCNICO) e o olhar leigo (OLHAR INTUITIVO), ambos tem o olhar sobre o outro(a), o que difere são os objetivos, com o TERAPEUTA a relação é estabelecida com a busca de ajuda TERAPÊUTICA .

. Quando se inicia um relacionamento (homem, mulher, trabalho, amigos, família), levamos em consideração, a PERSONALIDADE do outro(a) que se apresenta. Todos observamos os comportamentos, cotidianamente, a primeira impressão pode ser um norte para se aproximar do outro(a) ou não, características e detalhes da PERSONALIDADE do outro(a) determinará o possível convívio social.

Em uma SESSÃO DE TERAPIA o olhar term seu diferencial, o(a) paciente irá gradativamente, falar de sua vida, das dificuldades, dos afetos, seu potencial e outras questões. Se procurou ajuda, está com problema. O TERAPEUTA não está no lugar do amigo comum, mais sim, como um amigo que mantém uma função específica, a demanda (DIAGNÓSTICO) tem que ser respeitada, o centro da atenção na relação é o PACIENTE, estou falando aqui da RELAÇÂO TERAPÊUTICA, e nela com certeza será visitada a PERSONALIDADE do paciente.

Faça terapia, entre em contato




9 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page