top of page
Foto do escritorMarcus Pasquinelli

Que tipo de homem é você?


Qual o modelo de homem ideal? Já me perguntei isso, e nunca chego a uma resposta. Penso que primeiro, teríamos que descobrir ideal para quem. O homem viril, provedor, corajoso, impetuoso me parece mais um personagem de filme pornô. O homem romântico, galanteador, gentil parece mais como saído de algum romance inglês. Mas então o ideal varia? Sim, ele varia dependendo do nosso contexto, cultura e grupo.

O problema esta ai: como nós homens podemos nos encaixar em modelos que não são os da nossa cultura, nosso grupo, nosso contexto? À custa da nossa saúde, tanto física como emocional. Imaginem o esforço que é para um homem manter um modelo de masculinidade de um ator pornô? Fora o que isso provoca de fantasias que tomamos como realidade e queremos reproduzir, sem sucesso, no real? E um modelo como o de um duque inglês de qualquer romance do século XVIII? Não podemos, mas tentamos, e assim vamos nos limitando a aceitar e reproduzir esses modelos, mesmo sabendo que são prejudiciais.

Ideais são construções sociais, utopias de como pessoas tem que ser. Será que queremos ser esses ideais por que não gostamos do que somos? Ou por que nos disseram que o que somos não é bom, bonito, agradável? Sei que muitos homens vivem em sofrimento buscando ser o ideal de alguém, seja da parceira, do parceiro, da família, dos amigos e amigas, da sociedade, e como nosso modelo hegemônico de masculinidade é odo homem que lida com tudo, não pede ajuda, não sofre, muitos respondem sendo tóxicos de varias formas. Atendo em sua maioria homens, e há um movimento de questionamento sobre o homem, mas ainda é muito pouco diante da força dos ideais.


12 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentários


bottom of page