Sabia que seus pensamentos podem estar escondendo os seus objetivos?
- Psi Murilo Chagas
- 18 de fev.
- 2 min de leitura
#FusãoCognitiva #Psicologia #Autossabotagem #SaúdeMental #Terapia #Psicoterapia #Pensamentos #Autoconhecimento #Aceitação #TerapiaDeAceitaçãoECompromisso
Você já se pegou adiando uma tarefa importante, mesmo sabendo que ela poderia te levar ao sucesso? Como, por exemplo, aquele projeto inovador que você tanto queria começar, mas de repente surge o pensamento: "Eu não sou capaz". Ou ainda, aquele exercício que você sempre diz que vai começar, mas nunca começa. No final do dia, você se dá conta: procrastinou e se autossabotou. A pergunta é: por que isso acontece?

A verdade é que, muitas vezes, nossos pensamentos estão tão fortemente ligados a padrões de comportamento que, ao invés de nos impulsionar para a ação, nos mantém presos em um ciclo de evitação. Pensamos: "Eu não sou capaz", e, sem perceber, seguimos com ações que reforçam essa ideia, evitando o sofrimento que vem com a possibilidade de falhar. O que não percebemos é que essa busca incessante por evitar o sofrimento nos afasta dos nossos verdadeiros valores e desejos.
Esse padrão mental, chamado de Fusão Cognitiva, é um dos maiores vilões do autoconhecimento. Ele nos faz acreditar que somos os nossos pensamentos e que precisamos segui-los cegamente. Porém, o sofrimento humano não precisa ser temido. Ele faz parte do processo de vivência de uma vida alinhada aos nossos valores.

A sociedade nos vende a ideia de que a felicidade é um produto que devemos consumir, mas a verdadeira felicidade vem de enfrentar os momentos difíceis e estar em contato com os sentimentos que surgem a partir dos nossos valores. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) nos ajuda a entender que os pensamentos não definem quem somos. E, mais importante, nos ensina a parar de lutar contra eles, a aceitar que os pensamentos são apenas... pensamentos.
Aceitar o sofrimento, sem deixar que ele controle sua vida, é a chave para viver de forma autêntica e em sintonia com seus valores.
Que tal parar de lutar contra os seus pensamentos e começar a dar mais atenção ao que realmente importa para você? Se você parar de se identificar com os pensamentos negativos, o que poderia conquistar?
HAYES, S. C.; LUOMA J. B.; WALSER, R. D. Aprendendo ACT. 2. ed. Rio Grande do Sul: Editora Sinopsys. 2022.
Murilo Henrique Chagas
Comments