top of page

Saúde e Qualidade de Vida

Atualizado: 9 de out. de 2023

Porque a saúde impacta no bem-estar e na qualidade de vida de uma pessoa e se trata de um processo a ser constantemente avaliado dentro de um contexto cujas questões sociais, históricas culturais, religiosas e familiares exercem impactos na qualidade de vida das pessoas.


Checklist Saúde
Saúde e Qualidade de Vida

Tempos atrás, entendia-se, dentro da perspectiva médica, que estar saudável era não estar doente. Acontece que, nós vivemos em um mundo que está em constante mudança e, a depender do contexto histórico, aquilo que era considerado adequado em um dado momento, deixa de ser em outro. E atualmente, a ideia é se pensar a saúde como algo para além do corpo físico. Ou seja, a saúde passou a ser compreendida dentro de um contexto social, histórico, cultural, político, abrange crenças pessoais, religiosas e familiares. Logo, o conceito de saúde foi ampliado e, de acordo com a OMS - Organização Mundial de Saúde, a saúde é compreendida como “(...) o completo estado de bem-estar físico, mental e social e, não simplesmente, a ausência de enfermidade”.



Você deve estar se perguntando: mas por que devo ter esse entendimento?


Primeiro, para que possamos ter como referência o ponto de vista sobre o qual vamos nos apoiar ao tratarmos desse assunto. E segundo, a saúde é considerada um processo em contínuo desenvolvimento ao qual devemos dar a devida atenção para alcançarmos o tão sonhado bem-estar e qualidade de vida. Ou seja, ela não está pronta e acabada. Ela necessita ser constantemente implementada. Assim sendo, fazer terapia, ter uma boa nutrição, e praticar atividades físicas são alguns exemplos do fazem parte de um ´checklist´ de atividades que contribuem para que a saúde seja alcançada com vista a se atingir o bem-estar e a qualidade de vida.


A saúde é, portanto, um conceito multideterminado. Um indivíduo poderá ser considerado doente, sem estar fisicamente adoecido. O adoecimento desse indivíduo pode advir do estresse, de um trauma, de medos, de relacionamentos sociais ruins, de não compreender o porquê apresentar determinados padrões de comportamento que o levam a agir de determinada maneira, entre outras coisas, que necessitarão ser investigadas para descobrir o porquê da ausência de saúde. Sabia que a sociedade e o Estado exercem papel fundamental neste processo? Um exemplo, foi a pandemia da COVID-19 cuja intervenção do Estado era crucial para auxiliar o indivíduo com os cuidados tanto coletivos como individuais.


Você já deve ter ouvido casos de pessoas que foram ao médico se queixando de alguma coisa, passou por uma bateria de exames e todos os resultados deram normais. E, ao final, o médico recomendou que procurasse por um psicólogo, não é mesmo? E sabe por quê? Porque o adoecimento daquela pessoa poderia advir de uma variedade de causas que possivelmente estariam ligadas a questões não somente pessoais e familiares, como também, ao contexto em que vive, às condições sócioeconômicas, históricas e políticas, por exemplo.


Sendo assim, a saúde é entendida fazendo parte de um contexto a ser considerado, e os sintomas apresentados por uma pessoa, levam em conta onde o corpo daquele indivíduo está inserido, em como ele vivencia e experencia o seu contexto social e como suas crenças interferem no modo como enxerga os acontecimentos.


Ustane Moreira

Psicóloga: CRP 04/14.823

Instagram: @terapiaarteesaude

Meu link no Terapia, Arte e Saúde: https://terapiaarteesaude.com//profile/ustane


Posts Relacionados

Ver tudo

댓글


bottom of page