A Terapia Cognitivo-Comportamental enfatiza a ideia de que o modo como pensamos ou como nos sentimos, afeta os nossos comportamentos. Pensamento, emoção e comportamento estão diretamente ligados, quando um não “funciona” bem, os outros também são afetados.
Nossas interpretações sobre as situações têm forte influência nessas três funções. A maneira como percebemos a nós mesmos, aos outros, o mundo e o nosso futuro, em alguns casos podem não estar condizentes com a realidade, gerando um sofrimento psíquico, podendo trazer prejuízos ao nosso cotidiano.
Em muitos casos, é difícil identificar o que estamos pensando ou sentindo. As palavras podem nos faltar, ou não parecerem suficientes para descrever o que nos incomoda, o que nos gera angústia. A Arteterapia nos ajuda a trazer à tona, de forma lúdica e natural, o conteúdo de pensamentos e sentimentos que não estão conscientes. Nesta metodologia, o paciente pode experimentar-se, facilitando o desenvolvimento e as transformações internas.
A Terapia Cognitivo-Comportamental, associada à Arteterapia, auxilia e orienta a busca pela consciência do que pode estar causando sofrimento, onde terapeuta e paciente trabalham de forma ativa dentro do processo. O paciente é estimulado a entrar em contato com seus pensamentos, emoções e percepções, desenvolvendo a autoconfiança, autoestima, domínio de si, aceitação, criatividade, entre outros.
As sessões são estruturadas de acordo com a necessidade individual de cada um, para que a terapia tenha sua particularidade e a eficiência desejada. O feedback do paciente é uma ferramenta essencial dentro deste processo.
Por fim, o objetivo principal é viver de forma consciente, entendendo o funcionamento cognitivo, que gera a emoção e o comportamento, para ser possível vivenciar maior satisfação e bem-estar. Pode ser aplicado em grupo ou individual, em todas as faixas etárias.
Psicóloga: Juliana Mello
CRP: 05/46575
AARJ: 710/0416
Email: psi.julianamello@globo.com
Celular: (21) 98659-9119
Comments