top of page

Três coisas mais importantes na vida



Certo dia, alguém me perguntou quais são as três coisas mais importantes na vida. No automático, respondi: "Minha família, meus amigos e todos os laços que construímos na vida". A pessoa então disse: "Sim, essas coisas são importantes, mas sabe o que é ainda mais importante? Sua vida, sua saúde e a relação consigo mesma".


Muitas vezes, ficamos tão focados em cuidar dos outros e em manter nossos relacionamentos que esquecemos de nos olhar e nos cuidar. A verdade é que, sem uma vida saudável e uma boa relação consigo mesmo, é impossível sustentar conexões significativas com os outros e viver plenamente. O que é importante varia de pessoa para pessoa, mas a relação consigo mesmo, a saúde e a própria vida são, de fato, os pilares para todas as outras conexões e experiências.


A vida é o bem mais precioso que temos. Sem saúde, todo o resto se torna secundário. A maneira como nos relacionamos conosco, como nos tratamos e nos enxergamos, reflete no modo como nos relacionamos com os outros. Afinal, para amar outra pessoa, é preciso primeiro amar a si mesmo.


Além disso, o que me chama a atenção é como vivemos no piloto automático. Comunicamo-nos com as pessoas de forma quase mecânica, sem uma atenção real, sem parar para pensar. Dessa forma, perdemos a capacidade de nos conectar, de repensar nossas ações e de compreender se nossas escolhas ainda fazem sentido para nós naquele momento. Deixamos de nos perceber, de olhar para nossas próprias emoções e ignoramos os sinais que nosso corpo nos dá, nossas necessidades e desejos.


Não deixe sua vida passar no piloto automático. Viva de maneira consciente, com intencionalidade e atenção ao momento presente. É assim que acontecem as verdadeiras conexões e valorizamos o que realmente importa.



Psicóloga Cinthia Assencio | CRP 06/185639

10 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page