É comum as pessoas irem para a terapia e na queixa referem que precisam “melhorar a sua autoestima”, seja porque não estão se sentindo bem no trabalho, tem dificuldades nas relações interpessoais, problemas com autoimagem, enfim, acredita que tudo isso é só uma questão de autoestima. Mas, será que é só isso mesmo?
Em linhas gerais, a autoestima é a capacidade de cada um, em valorizar-se como pessoa, estar bem consigo mesmo, alinhado com seus valores, sua autoimagem e seus objetivos, um sentir-se bem sem consigo sem a preocupação com o julgamento do outro.
Porém, podem existir dificuldades na vida que podem interferir na autoestima, mas, não necessariamente estarem ligadas a ela. A autoestima é uma construção de si mesmo, que vai se erguendo aos poucos, desde o início da primeira infância até a idade adulta, valores, crenças, maneiras de agir e pensar também fazem parte dessa construção.
Entrar em contato com você mesmo é o primeiro passo para entender seus processos internos, dificuldades e incômodos que podem estar distorcidos e são atribuídos a apenas uma questão de autoestima, a psicoterapia é uma ferramenta importante que pode ajudar na descoberta desses processos e a melhor maneira de lidar com eles.
Cesar de Almeida Braga – Psicólogo – CRP 06/54.552
Instagram - @cesarbraga.psi
Meu perfil na terapia: https://www.terappia.com.br/psi/cesar-de-almeida-braga
Comments