A palavra "não" provavelmente é uma das primeiras que aprendemos na infância. Mesmo assim, muitas pessoas se sentem culpadas por dizê-la quando são solicitadas a fazer algo que não gostariam. Muitas vezes, dizemos "sim" sem nos preocuparmos com o impacto que esse "sim" pode causar nas nossas programações e responsabilidades. Algumas pessoas dizem "sim" para evitar explicar o motivo de não gostarem ou não desejarem algo, temendo magoar o outro ou ser indelicado.
Outras vezes, fazemos coisas que não queremos por medo de perder o amor, o respeito e a importância do outro. No entanto, cada vez que dizemos "sim" ao outro, querendo dizer "não", estamos dizendo "não" a nós mesmos. É saudável contrariar nossos desejos, sentimentos e valores para agradar o outro?
Isso é algo que cada um deve avaliar, mas é importante pensar se o outro é realmente nosso amigo ou se apenas quer alguém para atender aos seus desejos. Dizer "não" pode ser libertador, especialmente se for o que você realmente deseja. Além disso, a palavra "não" nem sempre precisa vir acompanhada de explicações.
Michely Ciardulo
Psicóloga CRP: 06/176130
Contato: (11) 91341-8537
Instagram: @psi.michelyciardulo
Meu link no Terappia: michely-mendes-ciardulo-trajano
#façaterapia #dizernão #culpa #amorproprio #amor #autoestima #autoconhecimento #vida #felicidade #gratidao #psicologia #paz #gratidão #saudemental #mulher #autocuidado #terapia #motivação #saude #terappia #terappiaonline
Muito bom! Parabéns!