Você sente a necessidade de agradar todo mundo?
- Anna Gabriela de Sousa
- 21 de out. de 2022
- 1 min de leitura
O sentimento de ser aceito, amado e reconhecido são pontos comuns a todos nós. Querer agradar e ser reconhecido sem desconsiderar ás próprias necessidades não é algo ruim.

É algo humano desejar ser amado e aceito por outros, porém isso traz problemas quando a vontade de agradar a outros é tão forte que anula sua identidade e desejos, com o objetivo de ser acolhido.
A pessoa com baixa autoestima tem medo não ser amada, não ser aceita, e consequente se comporta para agradar ao outro. Uma pessoa que vivenciou situações de rejeição e desprezo desde a infância tende a desenvolver baixa autoestima, podendo apresentar comportamentos de inassertividade, insegurança afetiva e prestatividade constante. Em situações de conflito, tem o reforço social como ponto de referência para decidir se agrada a si ou aos outros.(Marçal,2005 citado em Neusa,2017.)
Sim, nós somos seres sociais e devemos ter empatia com as outras pessoas, nos preocuparmos com seus sentimentos e necessidades. No entanto, não devemos apenas nos preocupar com os outros e minimizar ou suprimir nossos próprios desejos como pessoa.
Você é tão como importante como todos os outros. Não conseguimos nos manter bem sem cultivar formas que fomentem nosso bem-estar, por isso é tão importante nos conhecermos, termos consciência das nossas relações e as qualidades presentes nelas.
Se você sente que precisa de ajuda para lidar ás relações?
Busque um psicólogo!
Você não está sozinho(a)!
Anna Gabriela Sousa
Psicóloga : CRP 01/24940
Insta: annapsicologiaa
Whats: (61) 99339-5940
#psicoterapia #ansiedadegeneralidade #medo #psicologia #psicólogo #fobia #depressão #relacionamentos
Comments